CLT x PJ

Às vezes, é difícil escolher se é melhor abrir uma empresa ou continuar como autônomo, no entanto, antes de tomar qualquer decisão o melhor a fazer é conhecer bem o regime de cada um.

 

CLT

A contratação por CLT garante uma grande quantidade de benefícios ao empregado, como 13° salário, vale transporte, vale refeição, férias remuneradas de 30 dias, aviso prévio, FGTS, seguro desemprego entre outros, sendo que do salário são feitos alguns descontos, como é o caso dos encargos com INSS, uma parte do vale transporte e imposto de renda.

 

PJ

Para você tornar-se autônomo, a primeira coisa que precisa ter é uma empresa que é feita em parceria com um escritório de contabilidade. A partir do momento em que você abre a sua empresa, tem autonomia de criar as suas próprias regras trabalhistas. O trabalhador autônomo tem a opção de prestar serviços para outras empresas, onde essa contratação não garante os mesmos benefícios que a CLT, pois o empregado não possui vínculos com a empregadora, no entanto, algumas empresas pagam férias remuneradas e 13° salário. É de responsabilidade da PJ arcar com os custos com a contabilidade e os impostos, porém, o seu salário é maior do que o da CLT, já que as empresas economizam com os encargos trabalhistas.

 

 

 

.